Me visitam

março 31, 2011


"... a origem mental dos meus heterónimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para a simulação. Estes fenómenos - felizmente para mim e para os outros - mentalizaram-se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contacto com os outros; fazem explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo... Desde criança tive a tendência para criar em meu torno um mundo fictício, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram... Desde que me conheço como sendo aquilo a que chamo eu, me lembro de precisar mentalmente, em figura, movimentos, carácter e história várias figuras irreais que eram para mim tão visiveis e minhas como as coisas daquilo a que chamamos, porventura abusivamente, a vida real..."



- Carta de Fernando Pessoa dirigida a Adolfo Casais Monteiro, explicando o significado dos seus heterónimos

março 30, 2011


Que nessa queda, morri. Tenho me carregado tão perdido e pesado pelos dias afora. E ninguém vê que estou morto

março 28, 2011

"Os homens são tão necessariamente loucos que não ser louco seria uma outra forma de loucura. Necessariamente porque o dualismo existencial torna sua situação impossível, um dilema torturante. Louco porque tudo o que o homem faz em seu mundo simbólico é procurar negar e superar sua sorte grotesca. Literalmente entrega-se a um esquecimento cego através de jogos sociais, truques psicológicos, preocupações pessoais tão distantes da realidade de sua condição que são formas de loucura - loucura assumida, loucura compartilhada, loucura disfarçada e dignificada, mas de qualquer maneira, loucura."



Olhe no espelho e ria de volta.

março 27, 2011


"Espera é ou não é? Não sei responder porque sofro de urgência e fico incapacitada de julgar esse item sem me envolver emocionalmente. Não gosto de esperar".

março 26, 2011


Ele disse que me amava, completamente fora do tempo, disse em um contexto em que amor parecia um palavra qualquer, muito usada naqueles tempos, ele disse que me amava porque amor era tudo que queria oferecer naquele momento.
Não pude retribuir, o amor custara tão caro até ali, que retribuir soaria falso, não queira qualquer coisa que não fosse verdade para aquela ocasião mágica, não queria nada facil demais e o amor me pareceu coisa que se adquire a longo prazo.
Ele disse que me amava e não amou mais que um dia, eu nunca disse e segui amando e amando, porque restaram ternas lembranças, o cheiro e a esperança de um dia ser real.



"Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas,
por mais impossíveis e malucas que pareçam,
a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas
para um dia dar certo."

março 25, 2011


Estou com saudade da simplicidade de ouvir a chuva, sem pensar em nada, longe de toda essa bagunça e desses egos gigantescos que empurram cada vez mais o meu para o limbo, estou com saudade de esperar um dia chegar, o outro e outro, sem ter que levar em consideração o que eu disse ou o que me disseram.
Esta semana alguém que eu gostava muito, gostava pela atitude, pelo carisma, por ser ele mesmo, ruiu na minha frente na tentativa se tornar mais interessante, por que a gente faz isso com a gente, por que a gente tem sempre que alcançar alguma coisa, quando não é o topo é a gargalhada mais alta de alguem, não sei fazer ninguem rir.
To com saudade de um vida que nunca tive e sem duvidas se tivesse não iria gostar, mas poxa essa vida é tão cansativa, faz tão pouco sentido, e doí tanto que as vezes não consigo formular uma resposta objetiva quando me perguntam do depois. Não quero viver de depois mas é difícil ter paciência sempre, estou cansada de verdade, parece uma guerra sem fim e sem vencedor.




I wish I was special
So fucking special

But I'm a creep
I'm a weirdo

What the hell am
I doing here?

I don't belong here

março 24, 2011


Eu acredito no bem. E eu acredito que foi um ano de cão, acredito que apesar de provas incontestáveis do contrário, todo mundo vai ficar bem. […]
Eu acredito que a gente sobrevive. Eu acredito que acreditar na sobrevivencia é o que faz a gente sobreviver.”

março 22, 2011

março 21, 2011


"Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhe diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo."

março 18, 2011


Estou me reconciliando contigo, de uma forma meio torta mas sim me reconciliando, esperando que estejas a minha espera, que esteja no caminho que fará chegar no teu caminho algum dia, de todas as formas que te pintaram, aquilo que vejo é que me faz te querer, de tudo que disseram em nada pude acreditar, porque a gente tem uma cara para cada pessoa, escolho acreditar, mesmo que daqui a um tempo me encontre novamente com a solidão, prefiro ter uns dias de ilusão a uma vida inteira de uma verdade dolorosa.
Então que estejamos conscientes de quem é quem aqui, e de que somos criaturas distintas, mas que nem por isso precisamos estar separados, que você entenda que da minha forma de te olhar é que consigo ver melhor, e que eu entenda que tuas regras precisam ser respeitadas, porque o que vejo em ti é amor, tu és menor do que dizem porque quero te alcançar, tu és mais eu do que imagino, eu sou mais tu do que possa desejar.
Não conheço os porques que nos fizeram ser quem somos, nem sei o que voce esperas de mim, mas de todas de mim que já vistes, está que encontraras será outra, e não temas ainda tem muita coisa que me surpreende em mim que a ti irão assustar, sou a mesma e a dúvida sempre me acompanhará mas também tenho muito amor.





Em poucos anos, essa menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida, que nunca incomoda ninguém, nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas, desapontamentos, sonhos que foram menosprezados. Uma mulher que vai ser como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar. Uma mulher cuja generosidade, longe de ser contaminada, foi forjada pelas turbulências que se abateram sobre ela.

março 17, 2011

Voce não é o meu amor, não estou desesperada de paixão por ti, voce é apenas uma esperança de felicidade que estou tentando recuperar do passado, voce é uma luz no fim deste tunel, porque me fez bem em um tempo da vida estar contigo, me fez bem me sentir amada, nossa história acabou de uma forma estranha e deixou fagulhas que agora tento reacender.
Voce não vai me magoar se disser não, nem vou traumatizar ainda mais este coração só, com ilusões que crio a respeito deste nosso relacionamento, ando tão racional que voce foi o primeiro que me veio em mente quando pensei que preciso de um abraço quentinho.
Portanto não te prometo ter mudado qualquer coisa na minha personalidade de que voce não gostava, não prometo amadurecimento que voce procurava, o tempo nem sempre nos deixa mais sábios, não prometo nada, estou em busca de mim mesma e voce me parece uma otima opção nesse caminho, mais do que qualquer coisa voce é o que quero manter entre todas as mudanças que sofri. Mas é que não posso deixar pra depois essa felicidade que ando buscando de qualquer forma, voce é uma forma de felicidade que quero agora, não é meu amor, meu amor ainda nem conheço.









(...) Me recordei rapidamente de todas as pessoas e coisas que perdi por ainda não estar preparada para elas, ou por ainda ter muita curiosidade de mundo e dificuldade em ser permanente...

Recordei de amigos e parentes distantes, aqueles que eu sempre deixo pra depois porque moram muito longe ou acabaram se tornando pessoas muito diferentes de mim, sempre penso “mês que vem faço contato com eles”. E se não tiver mês que vem?..."

março 16, 2011


Em toda a minha vida nunca me senti tão vazia, tão sozinha, sem chão, em toda minha vida nunca pensei que não teria um plano pra deixar as coisas melhores e agora eu não tenho, mesmo sabendo que tem aquela porta de saída no final, nossa ultima jogada quando parece tudo perdido, ainda assim me sinto flutuando na dor.
O que se faz em uma situação limite, quando não há a quem culpar, quando não há nada mais a fazer a não ser esperar anos de futuras marcas, prever um vida de merda e não poder parar, desligar, desistir. Me pergunto o que mais eu preciso aprender com a vida que ela já não tenha me ensinado da pior forma possível, me pergunto quanto tempo ainda tenho até que saia batendo a porta com indignação?
Esforço em vão, lutas diarias que ninguem percebe, superação, humilhação, não sobra mais espaço pra esperança, não sobra mais tolerancia com vida do jeito que está. Estou cansada, machucada e cansada, ferida de guerra, essa marcas não serão curadas jamais e o que vai me fazer voltar a ser quem fui? Quando eu poderei rir novamente de alguma coisa?
Isso não é um brincadeira, isso não é um caso de amor mal resolvido, isso não trata de um problema existencia, isso é a minha vida da maneira mais humana que poderia ser, nem Nelson Rodrigues, nem Bukowski teriam tanta imaginação.



A vida podia ser apenas estar sentado na relva,
segurar um malmequer e não lhe arrancar as pétalas,
por serem já sabidas as respostas,
ou por serem estas de tão pouca importância,
que descobri-las não valeria a vida de uma flor.

março 15, 2011


"Ele pode estar olhando tuas fotos neste exato momento. Por que não? Passou-se muito tempo, detalhes se perderam. E daí? Pode ser que ele faça as mesmas coisas que você faz escondida, sem deixar rastros nem pistas. Talvez, ele passa a mão na barba mal feita e sinta saudades do quanto você gostava disso. Ou percorra trajetos que eram teus, na tentativa de não deixar que você se disperse das lembranças. As boas. Por escolha ou fatalidade, pouco importa, ele pode pensar em você. Todos os dias. E, ainda assim, preferir o silêncio. Ele pode reler teus bilhetes, procurar o teu cheiro em outros cheiros. Ele pode ouvir as tuas músicas, procurar a tua voz em outras vozes. Quem nos faz falta, acerta o coração como um vento súbito que entra na janela aberta. Não há escape. Talvez, ele perceba que você, faz falta e diferença, de alguma forma, numa noite fria - você não sabe. Ele pode ser o cara com quem passará aquele tão sonhado verão em Paris. Talvez ele volte. Ou não."

março 14, 2011


"A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só se permitirmos."

março 13, 2011


"Já fui alfinetado, lancetado, é, inclusive bombardeado… com tanta frequência que simplesmente não agüento mais; não conseguiria enfrentar outro fogo cerrado."


E lá vem ele novamente me testar, cheguei no meu limite, daqui eu não passo, nem quero.

março 12, 2011


Todos erram neste mundo
Não há exceção

Quando voltam a realidade

Conseguem perdão
Porque é que eu Senhor

Que errei pela vez primeira

Passo tantos dissabores
E luto contra a humanidade inteira


Dos meus amores, Cartola é especial.
E que também comigo Deus aja com piedade.

março 11, 2011


"Foi logo perguntando: - Você me amou?
Ele, petrificado, não viu a névoa que subiu nos próprios olhos.
- Hein? - Você ouviu. É velho mas não é surdo. Diga sim ou não.
- Sim - ele disse.
E começou a chorar. Ela, impassível.
- Quando e por quanto tempo?
- De 1915 a 1920.
- Há! Me amou mais do que eu te amei.
Ele abriu os olhos quase cegos de espanto.

- Você... você me amou?
- De 1915 a 1919.

- Mas eu nunca percebi nada... nunca desconfiei, nem por um momento eu...
- Idiota."


Diga logo não perca tempo, estou dando sinais, tenho pressa não me perca de novo.

março 10, 2011


"Nada existe de mais feroz do que um artista fracassado. A energia permanece nele, mas, sem ter saída, implode (...) raiva que enfumaça todas as janelas internas da alma".

março 09, 2011


Que fique claro pra voce, não preciso de voce, nem amo voce, eu apenas acho que a possibilidade de abrir meu coração tem mais predisposição a sua figura, portanto não fique achando que um não ou um sim seu vai mudar qualquer coisa na minha vida, ela continuará igual sempre foi, mais só é verdade, caso você não queira , mas ainda assim confusa em relação ao sentimento que você desperta.
Voce estava lá, eu estava aqui e de repente a gente se viu novamente, por qualquer motivo que não sei agora você me pareceu a pessoa certa nesta ocasião, mas sei que agora você tem medo que esse sentimento te sufoque novamente, não vai acontecer, estou passando por ele agora e não sinto vontade de me jogar, sinto que se conversássemos devagar e com sinceridade poderíamos chegar em um ponto que nos desse alguma direção.
Racionalmente você é perfeito pra mim, mas sentimentalmente é uma nuvem passageira que passa e rápido e as vezes me fere por medo, despeito, ou qualquer coisa que não sei exatamente o que agora. Não se preocupe vai passar, mais uma vez vou te esquecer por um tempo e quando voce voltar vou pensar duas vezes antes de dizer não, ainda não estamos no mesmo ponto do caminho, ainda não nos cruzamos pra valer.

março 08, 2011


— Por que é que foi, que só hoje é que o senhor sonhou com ela, Primo Ribeiro?

— Não sei não... Só sei é que se ela, por um falar, desse de chegar aqui de repente, até a febre sumia...

— É... Se ela chegasse, até a febre sumia...

— Também, não sei: eu hoje cansei de sofrer calado... Vem um dia em que a gente fica frouxo e arreia... Também, eu só estou falando é com você, que é p’ra mim que nem um irmão. Se duvidar, nem um filho era capaz de ser tão companheiro, tão meu amigo, nesses anos todos... E não quis me deixar sozinho, mesmo tendo, como tem, aquelas suas terras tão boas, lá no Rio do Peixe. Não precisava de ter ficado... O sofrimento era só meu.

— Eu também senti muito, Primo Ribeiro.

Primo Argemiro falou olhando para o coqueiro cintado, erguido lá adiante do cruzeiro, com as palmas recurvas remando o vento.

— Eu sei, Primo. Você tem bom coração...

março 06, 2011

Esse tal de destino só pode estar de brincadeira comigo, agora é esperar pra ver o que me apronta, mas só poder rir muito da minha cara as vezes, e porque eu não acordo de uma vez?




Calando-se na conversa
Você será o único que não pode falar
Todo seu interior cairá em pedaços
Você apenas sentado aí desejando que ainda possa amar

março 05, 2011


Pessoas que estão morrendo também mentem. Elas desejam ter trabalhando menos, ter sido mais legais, aberto orfanatos para animais. Se você realmente quer fazer algo, você faz. Você não guarda isso para um discurso.


Fico imaginando qual será meu discurso, dentro de tanta dramaticidade, possivelmente teria feito mais se falasse menos. Não sei se teria feito algo diferente, as vezes que errei foi tentando acertar, as vezes que resolvi não me mover foi pura falta de vontade, o que eu quis eu busquei, mesmo não alcançando mas não fiz tudo é verdade.

março 04, 2011

Um poema para a velha dente-podre



conheço uma mulher
que segue comprando quebra-cabeças
quebra-cabeças
chineses
blocos
arames
peças que finalmente se encaixam
numa espécie de ordem.
ela se dedica à questão
de modo matemático
resolve todos os seus
quebra-cabeças
vive perto do mar
põe açúcar para as formigas lá fora
e acredita
definitivamente
num mundo melhor.
seu cabelo é branco
raramente o penteia
seus dentes são podres
e ela veste macacões frouxos
e amorfos sobre um corpo que a maioria
das mulheres desejaria ter.
ao longo de muitos anos ela me irritou
com o que eu considerava suas
excentricidades:
como mergulhar conchas na água
(para que ao regar as plantas elas
recebessem cálcio).
mas finalmente quando penso na sua
vida
e a comparo a outras vidas
mais deslumbrantes, originais
e belas
percebo que ela machucou menos
gente do que qualquer outra pessoa que conheço
(e com machucar quero dizer simplesmente machucar).
ela enfrentou alguns momentos terríveis,
momentos em que talvez eu devesse tê-la
ajudado mais
porque era a mãe da minha única
filha
e uma vez fôramos grandes amantes,
mas ela havia superado essas dificuldades
como eu disse
das pessoas que conheço ela foi a que machucou
menos gente,
e se você olhar para isso pelo que isso significa,
bem,
ela criou um mundo melhor.
ela venceu.


Esse é sem dúvidas o poema que mais amo do Velho Buk.

março 03, 2011


"Fora assim toda a sua adolescência sonhando alguma coisa que a esperava lá fora, um mundo de perigos, uma "vida" verdadeira..."

março 02, 2011


A ânsia de matar tempo, de liquidar o espaço de dias entre um acontecimento e o que lhe sucede, transmite, tanto em casos de amor como em outros, fins importantes, um estado de alma que se preocupa exclusivamente em atingir esse alvo previamente estabelecido. Não se pensa em mais nada. Semelhante à situação criada quando se sabe de antemão que se vai encontrar determinada pessoa que nos interessa muito. Fica-se incapaz de articular palavra, de estreitar vínculo com quem quer que seja que se nos atravesse no caminho. Está-se a viver em outrem, num estado fora da relação humana do dia a dia. Nem sequer ouvimos os sons, arrepiamos a pele ao tomar conhecimento consciente de notícias que já sabíamos de antemão pertencerem ao domínio público. Esta é também a ânsia do suicida que nada mais faz entre a decisão de cometer o homicídio e a prática do acto extremo.

março 01, 2011

Uma piadinha, mas porque não?



Lembrar que, tem sempre alguma coisa que te salva quando seus pés estão certos de que pertencem ao abismo. Porque ainda tem um porção de amigos que não dizem nada mas olham de forma linda, tem sempre um amor do passado que te faz ter esperança por uma noite, mesmo que depois vá sem se despedir, sempre encontras um clássico nos sebos e podes ver Drexler cantando Billie Jean no Youtube, o impulso vital não tem explicação mas te arrasta por um tempo, ainda que já não creias que podes.



'...durmo, certo de que ainda há muitas histórias para serem lidas, para serem escritas, para serem lembradas. Até para serem vividas, quem sabe?'