Me visitam

março 31, 2011


"... a origem mental dos meus heterónimos está na minha tendência orgânica e constante para a despersonalização e para a simulação. Estes fenómenos - felizmente para mim e para os outros - mentalizaram-se em mim; quero dizer, não se manifestam na minha vida prática, exterior e de contacto com os outros; fazem explosão para dentro e vivo-os eu a sós comigo... Desde criança tive a tendência para criar em meu torno um mundo fictício, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram... Desde que me conheço como sendo aquilo a que chamo eu, me lembro de precisar mentalmente, em figura, movimentos, carácter e história várias figuras irreais que eram para mim tão visiveis e minhas como as coisas daquilo a que chamamos, porventura abusivamente, a vida real..."



- Carta de Fernando Pessoa dirigida a Adolfo Casais Monteiro, explicando o significado dos seus heterónimos

Nenhum comentário: